sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

No dia 3 de dezembro, quinta feira,  aconteceu no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Governador Mario Covas o encerramento das atividades realizadas pelo PTS (Projeto de Trabalho Social) do Piscinão do Tiro de Guerra no ano de 2015.
A festa que foi realizada pelo SAAE com parceria com Ceprosom contou com cerca de 100 pessoas entre pais, alunos, autoridades, e professores e teve várias atrações durante a apresentação.
Contamos com a apresentação da Fanfarra Belinha Ometto, uma dança de Hip Hop ensaiada pelos alunos do Centro Comunitário Morro Branco, Uma linda paródia e homenagem aos professores.
O evento foi muito alegre e gratificante, e deixou um gostinho de quero mais para 2016!



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Visita ao Horto Florestal de Limeira

No dia 12 de novembro de 2015, terça-feira, os adolescentes participantes do PTS do Piscinão do Tiro de Guerra (Projeto de Trabalho Social). Acompanhados de seus monitores e alunos da Unicamp, fizeram um visita sociocultural ao Horto Florestal de Limeira.







O dia estava muito bonito, ensolarado e eles aproveitaram o visual para ensaiar uma música criada durante as oficinas.

Cada adolescente criou uma estrofe que se referisse a realidade de suas vidas, e ao ritmo de rap compuseram a melodia, incentivando criatividade, cultura musical, e trabalho em equipe.
Não deixando de lado o lazer, aproveitaram o ambiente, as amizades e se divertiram ao finalizar a visita com um lanche da tarde.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Visita Obra Piscinão do Tiro de Guerra


No dia 10/11/2015 terça feira os alunos dos dois períodos envolvidos no Projeto de Trabalho Social-PTS do Piscinão do Tiro Guerra, acompanhados de seus monitores e Alunos da Unicamp, foram visitar a obra e conhece-la mais a fundo.
Um dos profissionais responsáveis, Erivaldo Araújo, levou os alunos para conhecer toda a extensão da obra, sanando curiosidades e dúvidas dos adolescentes.
O projeto que já está 60% concluído contou com a retirada de mais de 300 caminhões de areia, que foram direcionadas para um aterro da prefeitura. Além de contar com mais de 100 funcionários para a execução direta de Obra.
Somente com boas notícias, Erivaldo informa que mesmo não estando concluída a obra, ela já sanou todo o problema de alagamento da região, e segundo dados do 156 não houve mais nenhum informativo sobre qualquer tipo de problema relacionado.


A visita foi muito proveitosa e a equipe do PTS agradece a todos que viabilizaram essa experiência. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cronograma de reuniões da CAO (Comissão de acompanhamento da Obra) para o primeiro semestre de 2016.

As reuniões são realizadas toda ultima terça- feira do mês, para atualizar moradores do entorno, comerciantes, e secretarias envolvidas das informações, e novidades da obra. Segue abaixo o cronograma para 2016:

26 de Janeiro, terça-feira.
23 de Fevereiro, terça-feira.
29 de março, terça-feira.  
26 de abril, terça-feira.
31 de maio, terça-feira.
28 de junho, terça, feira.

26 de julho, terça-feira.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ação “Reconstruindo Ideias



A ação foi realizada no dia 15 de Outubro, no centro comunitário do Morro Azul. A equipe responsável pela atividade trabalhou com desenvolvimento linguístico. Cada aluno colocou no papel palavras que eram de extrema importância em suas vidas, também foram apresentadas a eles novas palavras e seus significados incentivando a expansão de seus vocabulários.






Ayla de 15 anos escolheu a palavra CAMINHO, para ela, eles são a porta de entrada para tudo na vida, qual seja o objetivo que você traçar terá que trilhar caminhos para chegar até ele.
David de 13 anos escolheu a palavra ESTUDO, para ele a alfabetização é um requisito básico, de extrema importância nos dias atuais, além de conhecer pessoas novas, e fazer amigos na sua escola.
Mayara de 15 anos escolheu a palavra DEUS, a seu ver, é a base de tudo, e ter fé na vida, nas pessoas, e nas coisas é essencial para se chegar ao seu objetivo.
Alice de 14 anos escolheu três palavras, AMOR AOS PAIS, para ela eles são as pessoas mais importantes da sua vida, e tem por eles um amor tão grande que não tem explicação.
Rogério o Educador social escolheu a palavra AMOR, a seu ver é necessário em tudo que se faz, para que seja bem feito.
Alice, a profissional de pedagogia, escolheu a palavra FÉ, para ela é algo essencial, que precisamos ter que em tudo que fazemos em nossas vidas, acreditar no que não se vê.
Para finalizar os alunos da UNICAMP colocaram em pauta o significado de duas palavras novas para os alunos, cooperação e alteridade.



terça-feira, 11 de agosto de 2015

Visita Acompanhada a Obra

A visita aconteceu no dia 30/07 e foi acompanhada pelo o engenheiro responsável pela obra, Sr. Oswaldo.


Reunião Mensal da CAO - Comissão de Acompanhamento da Obra

A reunião aconteceu no dia 28/07 e contou com a presença de oito (8) participantes.


Dentre os diversos assuntos, foram discutidos:
- canteiro social,
- divulgação das ações junto à comunidade,
- reunião informativa na Vila São João,
- programação da reunião com os comerciantes do Mercado Municipal,
- materiais informativos,
- reunião de fluxo com o canal 156,
- resolutivas com as demandas pertinentes a secretaria de mobilidade urbana.

Reunião Informativa na Vila São João

Ocorreu no dia 27/07, a reunião Informativa da Vila São João, com a presença de dez (10) participantes.


O principal objetivo dessa reunião foi a apresentação e desenvolvimento da obra feita pelo engenheiro responsável pela obra, Sr. Oswaldo.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Capacitação com oficineiros discute comportamento jovem

Os quatro oficineiros selecionados para integrar a equipe do PTS - Projeto de Trabalho Socioambiental, participaram de capacitação com os alunos da Unicamp para alinhar os objetivos do projeto com o trabalho a ser desenvolvido.

Dezenas de adolescentes do entorno no Projeto terão oportunidade de participar de oficinas de música, dança e graffiti.

Nesta ocasião, os oficineiros puderam trocar vivências do trabalho com a comunidade.



A equipe da Unicamp explanou quanto a importância de saber lidar com esse perfil de pessoas em situações de vulnerabilidade como distribuir falas, como as pessoas reagem, "educar é criar meios para sermos nós mesmos", disse Wagner.
             

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Saiba tudo sobre a Obra que está mudando a vida de Limeira

Engenheiro responsável pela execução do projeto explicou tudo que você precisa saber

Osvaldo Bergamaschi, engenheiro da DP Barros, empresa que executa a obra do “Piscinão”, explica que a obra tem duas partes diferentes.
Para que a população compreenda de forma fácil, uma parte é o reservatório localizado sob a pista de atletismo do Tiro de Guerra, e a outra é o sistema de drenagem urbano que irá conduzir as águas das chuvas para este reservatório que comporta 10 milhões de litros de água.

Reservatório
O reservatório serve para contenção das águas das chuvas de um período com diferentes vasões. Esse reservatório retém essa água e escoa devagar numa vasão constante para o córrego Lava Pés, que deságua no rio Tatu.

Drenagem
Osvaldo estimou que 8.500 metros de tubulações de drenagem urbana subterrânea estão sendo colocadas em Limeira, uma vez que, atualmente a água escoa sobre a superfície do solo, asfalto, calçadas, causando alagamentos, enchentes, arrastando veículos, inundando residências e trazendo enormes prejuízos à população.

Para Osvaldo, a importância da Obra é solucionar estes problemas de forma permanente, evitando os alagamentos da região central da cidade. A drenagem e a contenção vão impedir os alagamentos da região central próximo ao Mercado Modelo.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Oficina de Grafite no Cras Dores I inicia atividades

Cerca de uma dúzia de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos participaram da aula inaugural da Oficina de Grafite. As atividades que englobam Oficinas de Grafite, Música e Dança fazem parte do PTS - Projeto de Trabalho Socioambiental que é desenvolvido pela empresa Bio Vida, através da Prefeitura de Limeira por meio do Saae e do Ceprosom.

                                                             Foto: Vanessa Costalonga

Comissão de Acompanhamento da Obra debate questões do trânsito

Na noite do último dia 23, aconteceu a reunião mensal da Comissão de Acompanhamento da Obra do “Piscinão” em Limeira. Esse encontro acontece para debater questões pertinentes aos transtornos que a obra gera buscando soluções cabíveis a cada problema. Participam da reunião representantes da empresa responsável pela execução da obra, pelo projeto social, de diversas Secretarias do município envolvidas com as atividades, além de moradores da região afetada.
O assunto em questão de ontem foi a sinalização do trânsito, que é o principal afetado com a obra de galerias subterrâneas em várias ruas de grande movimento na cidade. As interdições do trânsito por conta da obra serão informadas com antecedência no comércio dos arredores das intervenções físicas, assim a população que circula com frequência pelo local poderá planejar o a melhor opção de trajeto.
Foto: Adilson Silveira

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Objetivos da Obra

Muito além de uma Obra Física para prevenir enchentes e cuidar do bem estar da população, a obra do Piscinão do Tiro de Guerra, tem como objetivo: "Promover, a partir de ações interdisciplinares a melhoria das condições de vida das famílias beneficiárias partindo da realidade vivenciada no território, considerando as potencialidades locais/individuais com vistas a propiciar a autonomia, inclusão social e uma vida sócio-ambiental - econômica mais saudável."




Os objetivos específicos do PTTS - Projeto de Trabalho Técnico Social são:

- Mobilizar, informar e orientar a comunidade sobre a execução e plano do Projeto da obra física e Projeto sócio-ambiental, para que tenham conhecimento da operacionalização e exerçam a participação democrática;

- Promover a articulação, a convergência e a integração das diversas ações empreendidas firmando parcerias com Secretarias Municipais, Lideranças comunitárias, Organizações não Governamentais, privadas e de ensino visando trabalho em rede, otimização de recursos físicos e humanos, capacitação da equipe técnica e formação de grupos de agentes multiplicadores;


- Possibilitar troca de informações, consultas, cooperação, colaboração nos espaços de diálogos para que identifiquem, reconheçam e promovam as potencialidades da comunidade;


- Desenvolver curso e oficinas de Educação para Saúde, Ambiental e Sanitária, com a comunidade de tal forma que ao final, os cidadãos sejam capazes de contribuir para o bem estar físico, psíquico, a conservação e manutenção do ambiente mais imediato em que vive;


- Incentivar e promover a organização associativa e comunitária, assegurando a formação e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários dos grupos (produtivos e representativos) locais;


- Desenvolver atividades pedagógicas, lúdicas, esportivas, recreativas, culturais e musicais propiciando a interação social contribuindo no desenvolvimento do ser humano em uma perspectiva social, criativa, afetiva, cultural e histórica;


- Construir o mapeamento participativo socioambiental da região central e bairros do entorno maior do empreendimento, ampliando a visão, percepção, análise e possibilidades de intervenção sobre o território;


- Colaborar no processo de formação para a vida das crianças/adolescentes participantes, auxiliando-as a enfrentar desafios, solucionar problemas de ordem social e atingir condições sadias de desenvolvimento em todos os níveis;


- Criar e fortalecer ecossistemas comunicativos na comunidade, visando ampliar a capacidade de expressão e o uso adequado dos recursos da informação;


- Desenvolver atividades que levem os beneficiários/equipe técnica/parceiros a refletirem e se tornarem participantes dos processos, resultados, impactos, avaliação, relativos às ações planejadas, a fim de aprimorar a intervenção.